Skip to content

18 de agosto, dia do Estagiário. Confira algumas dicas para se dar bem neste cargo

Neste dia 18 de agosto comemora-se o dia do Estagiário. Apesar de ser um complemento curricular onde os estudantes colocam em prática a teoria aprendida em sala de aula, é uma função muito discutida em diversos aspectos. Alguns acham que não vale a pena pelos salários iniciais, outros dizem que não se aprende de verdade. Ainda existem aqueles que acreditam que estagiário é só para fazer café e sofrer com bullying no trabalho.
O certo é que se for feito corretamente e de acordo com a lei, um estágio pode trazer grandes benefícios profissionais.

A área de TI é uma das que mais possui estagiários. O nível de conhecimento deles varia muito e a jornada de trabalho em geral é de 6 horas por dia. Mas, para um profissional de TI, qual a real vantagem de se fazer estágio? Será que vale pena para quem já possui alguns cursos e talvez já esteja cursando faculdade participar de um programa de estágio?

Para buscar estas respostas, confira a entrevista de Stéfano Falce, estagiário de TI em uma agência de soluções web e comunicação.

Foi muito difícil conseguir um estágio?

Sim, no começo foi. Em muitas ofertas de estágio, já há exigência de experiência profissional e/ou de conhecimentos em diversos conteúdos, mesmo que básicos. Desta forma, para quem é realmente iniciante em estágios, há uma certa dificuldade na inserção no mercado de trabalho como estagiário. Entretanto, a medida que as primeiras portas se abrem, outras se abrem logo em seguida e mais rapidamente.

O que você mais valoriza no processo de estágio?

O estágio é importante para possibilitar ao estagiário um aprendizado prático estruturado para que ele aplique seus conhecimentos recém-adquiridos com o suporte de outros profissionais mais experientes. Num estágio, é extremamente importante que a equipe em que o estagiário está alocado, dê o suporte devido ao mesmo sem lhe exigir demais, e por outro lado, sem oferecer conhecimento “mastigado”. Deve haver um equilíbrio nesse sentido.

Pretende ser contratado na empresa que atua ou pretende estagiar em outras para conhecer melhor o mercado?

Não tenho planos concretos acerca deste ponto. Prefiro esperar que as oportunidades apareçam e analisá-las uma a uma, para que minha carreira profissional suba passo por passo. Acredito que devo dar o máximo de mim onde quer que eu esteja estagiando/trabalhando e aguardar que as oportunidades surjam.

Que dica você daria para quem está a procura de um estágio neste momento?

- Estude tecnologias em alta no momento e esteja atento a evolução do mercado sobre quais as tecnologias que estão por vir

- Tenha um currículo apresentável, sucinto e objetivo.

- Confie na sua capacidade profissional e pessoal. Profissionais de RH percebem o nível de confiança dos candidatos de um processo seletivo, fator determinante para a contratação do estagiário em muitos casos.

- ESTUDE OUTROS IDIOMAS! Inglês (no mínimo intermediário) é essencial. Idiomas como espanhol, francês e alemão são interessantes, no caso de multinacionais com tais origens.

- Tenha uma boa rede de contatos profissionais (networking). Ter indicações de pessoas conhecidas dentro de empresas também conta muito. É o vulgo QI: “quem indica”.

- Para os realmente iniciantes (pouca ou nenhuma experiência profissional): No seu currículo, enfoque seu perfil pessoal/profissional. Liste suas qualidades, principalmente aquelas que são essenciais para um estagiário. Exemplos: determinação, facilidade de aprendizado, etc.

**********

Para tentar fugir dos estágios, muitos preferem procurar por cursos e certificações que ajudem a complementar o currículo e compensar a falta de experiência. E tentam oportunidades mais amplas que não exigem tanta experiência prática.

Para quem procura estágios na área de informática, no CEVIU você encontra vagas de estágio em TI em todas as regiões do país. Além disso, é possível consultar uma Tabela de Pretensão Salarial para ficar por dentro dos valores praticados neste mercado.

Posts relacionados:

18 ago 2011 | Postado por em Artigos | 1 Comentários

1 Comentário sobre “18 de agosto, dia do Estagiário. Confira algumas dicas para se dar bem neste cargo”

  1. 18 de novembro de 2011 às 16:49

    Eu sou atualmente estagiário, e isso para a minha vida é muito bom, pois estou atuando na Prefeitura da minha cidade, que é São Sebastião do Paraíso, no setor de arrecadação.

Deixe seu Comentário