Skip to content

Aprendendo Informática no YouTube

Talvez você não saiba, mas o YouTube pode te ajudar a aprender informática. Para isto, basta ter um pouco de disciplina para usá-lo a seu favor. Com um livro e um computador você pode aprender a programar ou fazer efeitos em programas gráficos facilmente. Este estudo pode ser facilitado através de vídeo-aulas no YouTube. Diversas escolas, professores e sites postam tutoriais e até cursos inteiros em forma de vídeos, transformando o YouTube em um canal para aprender informática de forma simples e gratuita.

Além da praticidade, vídeo-aulas facilitam o estudo uma vez que muitas pessoas preferem assisti-las do que ter que ler um livro. O único incômodo é ter que ‘carregar’ o notebook, além da necessidade de conexão Internet. Outro fator negativo é que, por mais que tablets como o iPad sejam práticos, dependendo da área de interesse, a execução de alguns programas nestas plataformas não é tão boa quanto em um desktop ou notebook.

Para encontrar o que procura, com uma simples pesquisa é possível encontrar dezenas, centenas e dependendo até milhares vídeos. Já para saber se eles o que encontrar é bom, não tem como fugir do óbvio, você precisa assisti-lo. Para saber se uma vídeo-aula é boa, veja a qualidade do vídeo, do instrutor, do áudio, enfim, todo o seu conteúdo. A duração de cada aula também é importante, por isso, escolha de acordo com o tempo que programou para você. Estes pontos são subjetivos, então cabe a cada um escolher o que mais lhe agrada para aprender e fazer no seu ritmo.

O único detalhe que faz com que as vídeo-aulas não sejam sempre sua primeira opção é o fato de que estes cursos não possuem certificação. O ideal é trabalhar os vídeos como um complemento aos livros, tutoriais e aulas regulares. Você deve utilizá-la para agregar conhecimento ou talvez para aprender uma nova ferramenta. Você pode, por exemplo, ver aulas sobre Linux e ter uma idéia se é um sistema que realmente te interessa para quem então você se aprofunde mais no tema.

Download de vídeos do YouTube

Como deve ser de conhecimento de todos, é possível baixar os vídeos do YouTube. Existem vários programas e plugins para isso, basta procurar. Não deixa de ser uma opção para quem precisa de certa mobilidade ou não quer depender de uma boa conexão para acompanhar suas vídeo-aulas.

Canal do CEVIU no YouTube

O Portal CEVIU também está no YouTube. Nele você poderá encontrar vide-aulas sobre o uso de algumas de nossas ferramentas disponíveis para profissionais e empresas. Acesse o CEVIU no YouTube.

Posts relacionados:

13 jun 2011 | Postado por em Artigos | 2 Comentários

2 Comentários sobre “Aprendendo Informática no YouTube”

  1. 11 de julho de 2011 às 09:56

    legal gostei continue publicando cursos gratis para iniciantes que nao tem condiçoes de pagar e aprender alguma coisa na vida pelo menos gratis na internet

  2. 16 de julho de 2011 às 22:32

    so escuto comentários,que a net é um perigo,mas tambem ensina coisas boas,basta querer e eu quero por favor ajude-me

Deixe seu Comentário