Skip to content

Eficácia x Eficiência em teste de Software

O que é uma coisa, o que é a outra?

Um teste bem escrito (projetado), bem executado, evidenciado de maneira correta, feito dentro dos padrões de qualidade exigidos é um teste eficaz ou eficiente?

Diria eu que as duas coisas…

Pois Um teste eficaz é O tipo de trabalho executado de forma a atingir o resultado esperado por todos os envolvidos no projeto (gerente, analistas de Testes, técnicos, testadores, desenvolvedores e stakeholders), é o tipo de trabalho que gera ótimos resultados em uma equipe, pois além de excelente visibilidade para o gestor, credência a equipe a assumir grandes responsabilidades tanto individual como coletivamente.

Já o teste eficiente é o tipo de teste capaz de produzir um efeito, ou seja, a eficiência de um teste garante sua eficácia.

Em um projeto de desenvolvimento de software, aplicação ou seja lá qual for o trabalho, a eficácia deve andar lado a lado com a eficiência, de forma que as duas frentes levem o projeto a uma conclusão satisfatória para todos.

Não seja apenas eficaz  seja eficiente e produza resultados além do que lhe é pedido… para não ser apenas mais um  e sim passar a ser um profissional com conhecimento real de causa.

Posts relacionados:

22 abr 2013 | Postado por em Artigos | 0 Comentários

Deixe seu Comentário