Skip to content

Engenharia de Software e o Mercado de Trabalho

Engenharia de Software

Muitos jovens formados na área de Sistemas de Informação que procuram um bom lugar de trabalho mais não sabem qual área seguir ficam sem saber qual área da TI escolher para seguir carreira.

Pois bem, uma das áreas que o mercado vem procurando muito é a de Engenharia de Software.

Muitas empresas procuram profissionais na área para atuar no desenvolvimento de softwares que vão auxiliar nos processos de desenvolvimento e organização das informações destas empresas, dito que a engenharia tem como conceito a criação, construção, análise, desenvolvimento e manutenção. A Engenharia de Software é uma área que abrange Linguagem de Programação, Banco de Dados, processos, ferramentas, bibliotecas, detre outras áreas e também a parte que fala sobre Qualidade de Software, o que diz se o software vai realmente atender às necessidades e expectativas de seus usuários/clientes.

Então se você está com dúvida sobre por onde ir para alcançar um bom lugar de destaque na área da TI, a Engenharia de Software é uma boa escolha para quem pretende seguir carreira com desenvolvedor de software.

Posts relacionados:

15 fev 2013 | Postado por em Artigos, Dicas | 2 Comentários

2 Comentários sobre “Engenharia de Software e o Mercado de Trabalho”

  1. 15 de fevereiro de 2013 às 20:32

    Entendendo que o texto é direcionado a recém formados, a engenharia de software é uma boa aposta se visto pelo lado da “digitalização” de muitas empresas e setores, e o mais chamativo da área, é que se o aluno for dedicado, à longo/médio prazo ele terá a oportunidade de aliar Hardware e Software propietários e poder oferecer um maior desempenho nos seus produtos.
    Emfim, é uma boa aposta tanto para o lado profissional quanto para o lado do conhecimento, e se o aluno quiser ter seu nome bem colocado no mercado de trabalho exige trabalho e dedicação como em qualquer outra área.
    Ps..: Texto simples e explicativo, parabéns Cristiano.

  2. 17 de fevereiro de 2013 às 23:02

    Fábio Paixão,

    Não posso te passar um roteiro de estudos, pois o melhor mesmo seria um Mestre da área de Engenharia de Software que realmente poderia dizer por onde iniciar seus estudos na área.

    Mas posso te ajudar com alguns livros e tópicos.

    - MOLINARI, Leonardo. Testes de Software – Produzindo Sistemas Melhores e Mais Confiáveis, Editora Èrica, 2006, 3a Edição, São Paulo
    - KOSCIANSKI, A., Soares, M. S.. Qualidade de Software. Editora Novatec, Segunda Edição, 2007.
    - Tingey Michael O. Comparing ISO 9000, Malcolm Baldrige and the SEI CMM for Software. Prentice Hall PTR, 1997.

    E veja também sobre os modelos de Qualidade que são extremamente importantes pra quem realmente quer seguir essa área.

    - CMMI
    - MPS.BR
    - ISO 9000 (versão 2000)
    - ISO 9126
    - ISO 15504
    - ISO 12207

    Leia sobre Gestão da Qualidade que é um assunto importante também dessa área.
    Leia sobre ITL e COBIT. Hoje o COBIT está na versão 4.0.

    Boas pesquisas..

Deixe seu Comentário