Skip to content

Entenda as diferenças entre uma Pós-Graduação e um MBA

Ser graduado deixou de ser diferencial e passou a ser pré-requisito para ter uma carreira de sucesso no mercado de trabalho. O primeiro passo a ser dado após a conclusão de um curso superior, na maioria das vezes, é a opção por um curso se especialização. Mas ao pesquisar sobre o assunto uma dúvida é muito comum: Pós-Graduação ou MBA? Qual a diferença entre os dois? Qual a melhor opção?

É preciso esclarecer que existem dois formatos para cursos de pós-graduação: o Lato Sensu e o Stricto Sensu. O Lato Sensu é um curso de especialização nos moldes tradicionais de como é conhecida uma pós-graduação. Sua conclusão rende ao aluno o título de especialista. Já a Stricto Sensu, é voltada para o meio acadêmico, tem uma duração superior a Lato Sensu  e rende títulos como os de mestre e doutor. A Pós-Graduação Lato Sensu, que compete com o MBA, tem duração mínima de 360 horas/aula que ocorrem ao longo de 1 ano e meio em média e é indicado para recém-formados ou jovens profissionais com pouca ou nenhuma experiência de mercado. O aluno que opta por este formato de curso, terá um número maior de disciplinas e uma abordagem mais teórica se comparada com um MBA.

Uma pós-graduação lhe dará a preparação teórica que o mercado espera. Mas é importante lembrar que não é uma garantia de emprego, nem de experiência para encarar um cargo que lhe exigirá mais. Este tipo de experiência é adquirida com dedicação e prática.

Em relação ao MBA ou Master Business Administration, o aluno geralmente possui no mínimo 2 anos de experiência de mercado, está empregado e é submetido a disciplinas mais específicas e voltadas para a área de gestão. Quem opta por um MBA está dando um foco mais corporativo a sua carreira. Assim como acontece com a pós-graduação, o MBA possui duas modalidades. Além do MBA tradicional, existe o MBA Executivo, que é voltado para profissionais mais experientes e que ocupam cargos importantes dentro de empresas. No que diz respeito ao título, o MBA Executivo está no mesmo patamar que um Mestrado. Através de um MBA o aluno pode se preparar melhor para lidar com a gestão de uma empresa e com negócios de forma geral.

A decisão sobre qual tipo de curso seguir cabe a cada um. O importante é levar em consideração os pontos levantados acima, como por exemplo, a opção por um curso mais abrangente, como a pós, ou um mais específico, como o MBA. Além disso, a experiência profissional e os planos para que você tem para  futuro são fundamentais para que você acerte em sua escolha.

Aproveite e confira algumas vagas para profissionais com Pós-graduação ou MBA: http://goo.gl/76ZBb

Posts relacionados:

7 abr 2011 | Postado por em Artigos | 12 Comentários

5 Comentários sobre “Entenda as diferenças entre uma Pós-Graduação e um MBA”

  1. 28 de abril de 2011 às 16:08

    Discordo desta frase “o MBA Executivo está no mesmo patamar que um Mestrado”.. O MBA Executivo foca um estudo aprofundado de gestão e o Mestrado um enfoque academico.

    No mais o texto esta pobre, temos milhares de revistas nas bancas que dão banho nesta reportagem!!!

  2. 29 de abril de 2011 às 10:17

    Enquanto existir pessoas que insistem em “cornetar” informações os Brazil não vai para frente, não seria melhor passar a informação correta?

    Quantas vezes você não semeou uma informação cujo o conteúdo não era tão aprofundado ao ponto quem é expert no tema comentassem sobre a sua informação.

    Use a internet ao seu favor.

    Você vai ter muito tempo para aprender, o mundo não vai acabar em 2012 meu caro.

    Abraços e aprenda a fazer comentários que nos ajudem.

    Ricardo Vargas :
    Discordo desta frase “o MBA Executivo está no mesmo patamar que um Mestrado”.. O MBA Executivo foca um estudo aprofundado de gestão e o Mestrado um enfoque academico.
    No mais o texto esta pobre, temos milhares de revistas nas bancas que dão banho nesta reportagem!!!

  3. 29 de abril de 2011 às 10:50

    Pelo visto o Ricardo não sabe fazer analogias…

    Ótima reportagem, me esclareceu bastante.

    Obrigado.

  4. 29 de abril de 2011 às 13:31

    O texto é bastante interessante, pois apresenta uma idéia a respeito do tema, que é um assunto que causa dúvidas aos profissionais e aos graduandos, de uma forma geral.
    Entendo que o texto é superficial , uma vez que a intenção não é escrever um artigo, mas sim mencionar.
    O texto superficial oportunidade ao interessado de pesquisar em outras fontes e obter um conhecimento mais aprofundado, assumir uma visão critica e tomar uma atitude proativa quando o conteudo nao for suficiente.

    Conhecer o mesmo conteúdo exposto de formas distintas ajuda na construção do proprio conhecimento.

    Você só pode criticar se tiver condições de fazer melhor. O mau do brasileiro é a critica destrutiva que em nada contribui. Se criticar, critique, mas exponha os fundamentos e apresente algo melhor.

    Até mais.

  5. 29 de abril de 2011 às 17:03

    Olá! Embora o tema do texto seja Especialização x MBA, acredito que você esqueceu de ressaltar o Mestrado Profissionalizante (outra modalidade de mestrado, diferente do Acadêmico) que alia soluções práticas desenvolvidas nas Universidades (onde o estudante faz as disciplinas, é orientado e pesquisa) em parceria com empresas/indústrias (onde o estudante verifica oportunidades e as explora no seu trabalho), resultando em um trabalho no mínimo tão prático quanto teórico. O que é muito valorizado (ou deveria ser) nos dias de hoje.

    Para finalizar, deixo uma sugestão: façam um artigo sobre mestrado profissionalizante.

    Abraços e parabéns pelo trabalho!

Deixe seu Comentário