Skip to content

Entenda o que mudou no seguro-desemprego

Novas regras no seguro-desemprego

O seguro-desemprego é um benefício dado a trabalhadores desempregados durante um determinado período. Porém, alguns estados do Brasil já colocaram em prática o artigo 19 da lei nº 7.998/90 do seguro que promete mudar o cenário do desemprego no país. O artigo impõe que trabalhadores desempregados serão obrigados a se justificar caso recebam ofertas de trabalho compatíveis com o emprego anterior e não a aceitem.

Como funciona

Um sistema chamado “Mais Emprego” fará com que o trabalhador tenha mais chance de receber ofertas de emprego. Quando o cidadão der entrada no seguro, ele passará a fazer parte do “Mais emprego”, sistema que integra o SINE – Sistema Nacional de Emprego, SRTE – Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego e outras entidades. Com este cadastro, caso esta pessoa receba uma oferta de emprego condizente com seu perfil e rejeite-a, ele corre o risco de perder o benefício assegurado. No caso de uma vaga que esteja de acordo com suas características profissionais, ele só poderá recusá-la por motivo de saúde ou se provar que está envolvido em algum tipo de curso de capacitação profissional.

Objetivo

A nova forma de funcionamento do seguro-desemprego tem como objetivo economizar o dinheiro gasto com este benefício. Isto porque, de acordo com o governo, muitas pessoas optam por não voltar ao mercado de trabalho enquanto têm direito ao seguro. Isto custa caro aos cofres públicos e a economia em geral, uma vez que algumas vagas acabam não sendo preenchidas. O Ministério do Trabalho reiterou que o seguro continua funcionando com os demais critérios, como o cálculo do valor do seguro e também o tempo de duração. Tem direito ao benefício, todo trabalhador que for dispensado de suas funções sem justa causa.

Para maiores informações acesse: www.mte.gov.br

Posts relacionados:

27 set 2011 | Postado por em Artigos | 2 Comentários

2 Comentários sobre “Entenda o que mudou no seguro-desemprego”

  1. 20 de novembro de 2011 às 21:49

    o seguro desemprego ajuda mais è bem melhor esta trabalhando, desde que o salario seja bem parecido com o anterior,nâo pretendo receber seguro no caso de um novo emprego mas eu ficando sem salario fico se paga minhas contas, quem ganha menos de dois mil reais nâo cosegue guarda dinheiro,quero esta sempre trabalhando

  2. 20 de dezembro de 2011 às 15:27

    o governo so quer desgrassar com o pobre,,,
    qto mais dificil ser a vida dele,melhor pro governo….so assim sobra mais dinheiro pra eles roubar,,,,assim sao os governantes do brasil,,,,,tem e que tirar o salario gordo deles ,assim tem mais dinheiro no cofre publico,,,

Deixe seu Comentário