Skip to content

Entenda porque às vezes é tão difícil encontrar o Twitter de uma empresa

Ter um bom relacionamento com os clientes é fundamental para empresas que buscam nesta relação um diferencial para suas marcas. Com o surgimento das redes sociais, os consumidores ganharam voz e as empresas mais um canal direto com eles. Saber como fazer o bom uso destes recursos, pode render a uma marca o reconhecimento por sua atuação e conseqüentemente aumenta o seu share junto aos consumidores.

O terreno onde mais se destaca o relacionamento entre a empresa e seu público é o Twitter. O microblog permite que o consumidor tenha maior importância para as empresas uma vez que ele pode se expressar para centenas e/ou milhares de pessoas ao mesmo tempo. Desta forma, uma simples reclamação pode encontrar outros clientes insatisfeitos e gerar um buzz negativo para a empresa.

As redes sociais mudaram a forma como as empresas vêem seu público. Em contrapartida, os consumidores nunca tiveram tanta voz ativa como agora. Porém, depois de criar um perfil no Facebook ou Twitter, como saber se determinada empresa está presente nestas redes? Nada que o Google não possa resolver. Uma simples procura no mecanismo de buscas ou até mesmo no campo de pesquisa das redes sociais pode trazer os resultados desejados. Porém, a demora de algumas empresas em darem importância e criarem seus perfis nas redes sociais resultou em um problema: o uso dos nomes de algumas empresas em redes como o Twitter.

Algumas redes sociais permitem que diferentes usuários usem o mesmo nome. São inúmeras páginas no Facebook com o nome de “Apple”, por exemplo. Já no Twitter, o nome de usuário deve ser diferente de qualquer outro existente. Um exemplo famoso de como isto pode ser um problema é o do site de compras Submarino. Ao criarem o Twitter oficial da empresa, foi verificado que outro usuário já utilizava o registro @submarino. A saída encontrada pela empresa foi criar o perfil com o nome de @novo_submarino. Depois de algum tempo, a empresa conseguiu adquirir o domínio @submarino.

São muitas as empresas que não conseguiram criar seu usuário no Twitter registrado com o próprio nome, e nem todas tiveram a sorte (?) que o Submarino teve. Por conta disso, algumas adotaram usuários não tão óbvios, mas muitas vezes criativos. A seguir você confere uma lista de empresas e o curioso endereço de seus perfis no Twitter.

Para mais informações sobre tecnologia, siga o @ceviuvagas

Posts relacionados:

23 dez 2011 | Postado por em Artigos | 0 Comentários

Deixe seu Comentário