Skip to content

Problemas ao lidar com colegas de trabalho? Saiba como contornar esta situação

Um bom ambiente de trabalho é um dos pilares de uma carreira vitoriosa. Porém, este é um quesito que não depende só de nós mesmos, é preciso lidar com pessoas de todos os tipos, com diferentes personalidades, crenças e atitudes. Diante disso, é fundamental saber como lidar com estas pessoas para a criação e manutenção de um ambiente harmônico e amigável no trabalho.

Para evitar qualquer clima ruim entre você e um colega de trabalho, algumas dicas são importantes.  Dentro deste ambiente, ignorar uma pessoa não é boa idéia. Por mais que vocês pensem e ajam de formas diferentes, o sucesso de uma equipe depende do conjunto. Ao se relacionar com esta pessoa, esteja sempre paciente. Por mais que possa parecer difícil, a paciência é o que permite que você trate a pessoa bem e com o mínimo de educação. Mesmo que esta pessoa não te trate da mesma forma, a educação e a paciência precisam partir de alguém.

Um dos maiores problemas em relacionamentos, sejam eles em qualquer situação, é a falta de se colocar no lugar do outro. Seja em um namoro, ou relação de amizade ou familiar, o orgulho faz com que as pessoas esqueçam que também tem os seus defeitos. Coloque-se no lugar do outro, tente entender que por mais que você e um colega não se dêem bem, você também contribui para isso. Uma boa relação com o outro pode começar com uma mudança em você.

Os problemas de relacionamento com um colega de trabalho podem ser mais simples de se resolver do que você imagina. Às vezes, a falta de tempo e a vontade de ignorar uma situação impedem ou atrasam que isto seja resolvido. Antes de se tornar um problema maior, converse com o colega sobre alguma coisa que o incomoda. Porém, esta é uma iniciativa delicada. Para evitar uma má interpretação, converse a respeito disso de forma clara e descontraída. Conversas amistosas são fundamentais para sabermos lidar com diferenças.

Mesmo com as dicas acima, nem todos os casos de problemas com colegas de trabalho podem ser resolvidos. Neste caso, é preciso pesar o quanto vale seu emprego, como está o mercado de trabalho em que atua, para então analisar a possibilidade de trocar de empresa. Porém, é preciso lembrar que em qualquer lugar que você trabalhe, sempre existirá a chance disso acontecer. Portanto, seja flexível, seja paciente e bom trabalho.

“Talvez o que as pessoas tenham não sejam defeitos e sim diferenças de você.”

(Francisco Elio Filho)

Posts relacionados:

1 set 2011 | Postado por em Artigos | 0 Comentários

Deixe seu Comentário