Skip to content

Sobram vagas de TI no Brasil

O estado atual do mercado

A falta de mão de obra qualificada em alguns setores da economia tem sido motivo de grande preocupação por parte das empresas. Em outras épocas, a oferta de mão de obra sempre era superior a demanda, porém, hoje o mercado se depara com um novo cenário. Um exemplo disso são alguns cargos ligados à tecnologia da informação.

A origem da escassez de profissionais qualificados e preparados para ocuparem alguns cargos ligados a área de informática está na educação. Um estudo revela que cerca de 82% dos alunos de TI abandonam o curso antes de sua conclusão. O que motiva a desistência, além de motivos comuns como falta de motivação e problemas financeiros, está a dificuldade dos estudantes com matérias como matemática e lógica. Outro agravante é que muitos dos que terminam a faculdade acabam não chegando ao mercado de trabalho. Isto ocorre devido às constantes mudanças e novidades no setor da informática, o que faz com que aqueles profissionais que não se atualizem tornem-se despreparados para este mercado.

Especula-se que cerca de 92 mil vagas de emprego no setor da tecnologia da informação estejam disponíveis atualmente. Com a proximidade de eventos como a Copa do Mundo e Olimpíadas, este número pode dobrar nos próximos anos. Assim como outras áreas da economia, o mercado de informática exige, além de conhecimento teórico e prático, inglês fluente. O profissional que atua nesta área lida diariamente com ferramentas em língua estrangeira além de muitas vezes ter que se relacionar com pessoas de outros países.

O que as empresas estão fazendo para contornar a situação

Encontrar mão de obra qualificada tem feito com que muitas empresas inovem na maneira de buscar o profissional desejado. Para tentar diminuir a escassez de profissionais que atendam a suas necessidades, muitas empresas têm estreitado suas relações com as universidades. Desta forma, é possível preparar melhor um estudante para que ele esteja pronto para atender as demandas do mercado. Outra estratégia adotada por algumas companhias é a de treinar seus próprios funcionários. Como a oferta de mão de obra é baixa, a solução tem sido oferecer cursos de especialização para funcionários da própria empresa.

Este novo cenário em que se encontra o mercado fez com que uma prática comum entre jovens profissionais brasileiros se invertesse. Anos atrás, profissionais recém formados iam para o exterior em busca de melhores condições de trabalho e maiores salários. Hoje em dia, muitos dos que estavam fora do Brasil estão voltando para assumir cargos que oferecem altos salários e estabilidade profissional. Além disso, profissionais de diferentes nacionalidades tem buscado o mercado brasileiro devido as oportunidades em alta e a valorização do real em relação a outras moedas como o dólar.

Empresas e profissionais devem se adequar o mais rápido possível para este novo cenário. Principalmente no que diz respeito ao mercado da tecnologia da informação, as empresas devem oferecer condições e atrativos que façam com que os profissionais se sintam cada vez mais empenhados em se especializar e crescer dentro desta área tão dinâmica e importante para a economia.

Posts relacionados:

28 abr 2011 | Postado por em Artigos | 35 Comentários

35 Comentários sobre “Sobram vagas de TI no Brasil”

  1. 28 de abril de 2011 às 13:17

    Fiz colegial técnico em processamento de dados, faculdade de Ciências da Computação, pós-graduação em BI, inglês e italiano intermediários… há algum tempo procuro uma vaga para trabalhar com BI, mas desanimo com propostas de salário (vergonhosas) de 2.500 reais.
    Não acho q faltem profissionais qualificados, na verdade faltam salários compatíveis com o número de exigências.

  2. 28 de abril de 2011 às 23:15

    Concordo com a Rosana Ferreira, há muita gente qualificada, porém a propaganda de que há altos salários nas propostas é irreal. A televisão vive esfregando nas nossas caras, que até ajudante de cozinha está faturando alto, mas é muita propaganda. Em uma rápida pesquisa, é fácil descobrir que os salários de TI estão congelados. Claro, há excessões.

  3. 28 de abril de 2011 às 23:24

    Concordo plenamente com a Rosana.Os salários são básicos,mas as exigencias são para profissionais experientes e com uma vida acadêmica recheada.O que não condiz com a experiencia exigida.
    Fora os salários de início de carreira,que me servem ,mas não aos que preenchem o requisitos.

  4. 29 de abril de 2011 às 00:21

    Todos os comentários acima são corretíssimos. Há uma propagando enganosa de falta de profissionais, mas o que na realidade ocorre é que as empresas não querem pagar o quanto um profissional vale ! A pessoa de especializa, faz cursos, certificações caríssimas para depois as grandes empresas oferecerem salários incompatíveis com a qualificação do profissional. Resultado ? aqueles que tem condições acabam abandonando a área, pois não querem mais se submeter a consultorias exploradoras de mão-de-obra e grandes empresas que querem profissionais extremamente qualificados pagando míseros 3k, 4k…isso é uma VERGONHA !!!

  5. 29 de abril de 2011 às 03:00

    Também concordo com a Rosana, realmente estas notas de falta de mão de obra estão sem fundamentos.

    Ou o mercado quer mão de obra com a capacidade brasileira com salários Indianos?

    Seria interessante ver quais são estas vagas, que tipo de empresa, pois toda hora tem uma nota desta na mídia.

    Abraços

  6. 29 de abril de 2011 às 16:50

    Também concordo com a Rosana e o Gabriel, pois estou tentando uma colocação no mercado a alguns meses e a cada entrevista é uma lista enorme de exigências e certificações e que os recrutadores nem sabem para que existem. Depois na hora da pretensão salarial quando vc fala o que é justo receber ouço o seguinte “Você é um profissional caro…” tem cabimento uma coisa destas?

    Abraços.

  7. 3 de maio de 2011 às 10:46

    Mais acho que não é tão vergonhoso assim, pois é o próprio mercado que coloca esses valores ruins. Veja a tabela de pretensão salarial – que é o tanto que os profissionais querem receber.

    http://www.ceviu.com.br/salario/tabela-pretensao-salarial-informatica

    Os valores não são realmente animadores. Tem que se criar uma cultura como a que existe hoje entre os engenheiros para fixar um piso mínimo, se não, só vai valer a lei da oferta e da procura.

    Vergonhoso é o cara estudar, se especializa e aceita ganhar R$1,5mil, trabalhando 8h40″ de segunda a sexta pra poder folgar no sábado.

    A greve de São Paulo parece ser cada vez mais um caminho a se pensar: http://www.google.com.br/search?sourceid=chrome&ie=UTF-8&q=greve+ti+s%C3%A3o+paulo

  8. 23 de maio de 2011 às 16:45

    Concordo com todos, porém tenho mais uma experiência negativa na procura de recolocação profissional. Como foi dito na matéria muitas empresas têm estreitado suas relações com as universidades para preparar melhor um estudante para que ele esteja pronto para atender as demandas do mercado. Isso não é verdade, pois tenho acompanhado as vagas para estágio e em todas pedem experiência, ou seja, eles não querem treinar, ensinar um estagiário, e sim pagar um funcionário com salário de estagiário. Então pra que estudamos e investimos em nossa carreira se não dão o valor que merecemos. NÃO FALTA PROFISISSIONAL QUALIFICADO!
    Obrigada!

  9. 23 de maio de 2011 às 16:50

    este negocio de falta de mão de obra qualificada é uma das maiores mentiras que alguem inventou, porque não tinha muito o que fazer, em goias todo dia pedem,pessoas qualificadas para todo tipo de mão de obra, mas exigem experiencia, se ninguem da oportunidade para aprimorar os cursos que se faz.. como não tem mão de obra qualificada?
    tenho curso de operador de empilhadeira, ninguem nunca me deu oportunidade para aprimorar e ainda tem o preconceito de idade, depois dos 40 anos so se consegue serviço escravo, salario pessimo e muito serviço, muita exigencia e retorno salaria uma me…..

  10. 23 de maio de 2011 às 16:51

    Mais revoltante do que ler uma notícia dessas é ler uma notícia dessas no blog de um site onde são oferecidas vagas exclusivamente para empregos de TI. Será que o autor, que inclusive não teve a coragem de se identificar, não fez pelo menos uma pesquisa neste mesmo site? Se tivesse feito, veria que as vagas abertas têm faixa salarial totalmente incompatível com a quantidade de qualificações exigidas.

  11. 23 de maio de 2011 às 21:05

    Muitos e (ótimos) profissionais (oriundos de outras áreas profissionais) se formaram comigo em uma renomada faculdade de TI. A idéia deles era encarar um novo desafio profissional e crescer na área. Hoje nenhum deles trabalha na área de TI, e o motivo é bem simples: salários muito, mas muito baixos. Tem sido assim; a formação técnica é falha, os empresários do setor não investem em treinamento, não querem pessoas sem “experiência”, querem profissinais “altamente” qualificados; em contrapartida os salários oferecidos, são desanimadores. Como uma pessoa pode se qualificar (um bom curso de inglês, um bom curso de Pós Graduação, uma boa especialização) ganhando um salário irrizório oferecido pelas empresas do setor de TI? Vejo que está na hora dos senhores empresários tomarem atitudes mais inteligentes, começar a enxergar melhor os profissionais que estão saindo das cursos técnicos e das faculdades!

  12. 23 de maio de 2011 às 21:25

    Sou analista de sistemas e investi muito em cursos mas, assim como eu, conheço muitos profissionais que estão fora do mercado. O motivo é a baixa remuneração, As empresas exigem muito conhecimento mas não querem pagar por isso. Acho que é esse um dos motivos de sobrar vagas em T.I.
    As empresas contratam consultorias e querem o menor preço.
    Outra coisa é que muitas consultorias oferecem a mesma vaga.
    Assim fica dificil.

  13. 24 de maio de 2011 às 14:25

    Sou altamente preparado, tenho 25 anos de área de informática em mainframe especificamente.
    Atuaei em todas as fases de desenvolvimento, aprendi mais de sete linguagens e aprecio literatura técnica. O inglês escrito nunca foi problema, existe manual em português?
    Não consigo me recolocar. Será que o mercado está só disponível para pessoas com menos de 40 anos?

  14. 25 de maio de 2011 às 00:56

    Acredito que o problema não é só apenas o salário e idade, também há o descaso das empresas de RH ou o próprio RH das empresas.. Sou Analista de sistemas/ Analista de BI e acabo de fazer 27 anos.. tenho mais de 7 anos de experiência na área de TI e acabo de retornar de uma viagem de intercâmbio ao qual fui buscar fluência no Inglês. Desde que voltei estou buscando uma re-colocação no mercado (quase 4 meses) e quando consigo alguma entrevista, não tenho retorno das mesmas, nem positiva e nem negativa. Tive entrevistas que fiz no primeiro mês e até agora não obtive resposta. Mesmo tentando posições mais básicas não sou chamado. Realmente não sei o que acontece.

  15. 25 de maio de 2011 às 11:47

    Sinceramene nao falta prof. de T.I que está faltando é oportunidade de começar uma carreira na areá .Oportunidade você adquirir experiência exemplo vocE^vai procurar um estágio ,vc já percisa saber para estágiar ?Para mim não estagio .
    Estagio é para se aprender ,nao é para profissional que já sabe .

  16. 25 de maio de 2011 às 11:47

    luciana :
    Sinceramene nao falta prof. de T.I que está faltando é oportunidade de começar uma carreira na areá .Oportunidade você adquirir experiência exemplo vocE^vai procurar um estágio ,vc já percisa saber para estágiar ?Para mim não estagio .
    Estagio é para se aprender ,nao é para profissional que já sabe .

  17. 25 de maio de 2011 às 16:07

    Estou na área há 37 anos e tenho me atualizado constantemente e consigo reservar ,pelo menos uma hora por dia para participar de fóruns internacionais. Este é o nosso papel de profissional já faz alguns anos, quanto a atualização. Concordo com o pessoal que escreveu antes,no que se refere a empresas solicitarem um profissional extremamente preparado e tentarem pagar uma merreca. Eu não tenho bola de cristal,mas sinto que logo logo uma crise vai acontecer. Explico:Os profissionais de mainframe com experiência estão se aposentando e/ou morrendo. Tem muitos profissionais de mainframe aposentados que ainda tem muita lenha pra queimar e estão caçando oportunidades. Por outro lado, as empresas não estão repondo e/ou qualificando profissionais para preencher a lacuna.(Às vezes por politicagem interna)
    Tenho muito conhecimento do mercado e sei que diversas empresas estão vendendo serviços e não tem um profissional de mainframe para executar os serviços ou querem pagar uns míseros trocados. É muito difícil para um profissional experiente,estudado e com muita vivência na área, se submeter ao que estão propondo. (Só se a corda estiver no pescoço) Mas aí já é outra estória.
    Oportunidades existem. Profissionais existem.
    Mas onde está aquilo que move o profissional ????

    Abraços a todos.
    Rapanelli@pobox.com

  18. 29 de junho de 2011 às 00:51

    Concordo com todos os comentários acima.

    Sou recém-formada na área e sinceramente me sinto insultada com os salários que muitas vezes não chegam a R$1000,00, compatível com outras funções que nem sequer exigem curso superior.

    É uma vergonha!

    Exige-se muita qualificação e experiência, oferece-se pouquíssimos benefícios e quando não se tem a prática você é literalmente explorado.

    Como podemos ter experiência se não temos oportunidade?

    Como esperam que o profissional tenha possibilidade de se aperfeiçoar se o que ganha mal é suficiente para se manter?

    Me sinto uma profissional totalmente desvalorizada e tendo que me justificar pra todo mundo quando sai uma reportagem ou artigo como este, onde ressaltam a infinidade de vagas, salários atraentes e empresas incríveis querendo contratar.

    As pessoas reagem como se você fosse o único profissional do planeta que não tivesse capacidade de conseguir algo melhor.

    Só posso lamentar, falo pelo mercado de TI de Fortaleza, uma das capitais que vai sediar jogos da copa. Se há alguma especulação não passa disso.

  19. 4 de julho de 2011 às 09:58

    Concordo com todos, e volto afirmar o que falta no Brasil é um orgão regulador do setor; Uma das coisas que mais desvaloriza nosso setor é que qualquer um pode atuar nele. Basta ver a maioria das vagas anunciadas com título de ANALISTA mas são salario entre 700,00 a 1.500,00 reais. Sinto-me insultado com isto. Sou recém formado estou cursando MBA + Inglês, e não sai barato estes dois cursos.

  20. 21 de julho de 2011 às 06:18

    Este é um dos problemas de hoje, especialmente no sector da construção civil. Se você quiser ler mais sobre esse assunto eu recomendo que você leia o seguinte artigo: http://euquerotrabalho.com/falta-mao-de-obra-qualificada-para-construcao-civil-no-brasil.html
    Abraços!

  21. 19 de agosto de 2011 às 16:14

    Agora imaginem um técnico de campo,que trabalha com o proprio carro,faz a linha de frente para empresa no cliente,passa vergonha e ainda escuta insultos e tem que ficar quieto,muitas empresas pagam R$ 1.000,00 e o deslocamento R$ 0,35 isso e que é vergonha das mais rudiculas que se pode ter,onde trabalhar com o poprio carro deveria de ganhar mais,porque pensam que só gasta combustivel.
    E a manutenção do motor,troca de óleo,pneu,filtros,suspenção e amortecedores,esses dois ultimos merecem atenção,como bem sabem as ruas são uma beleza para quebrar eles e rapido.
    Meus sinceros votos de pesames a essas empresas que insistem em denegrir o profissional de informátifca que da o sangue para empresa e no fim ela pouco liga para ele e ainda dizem como eu ja ouvi voce e pago para trabalhar e não dar ideias rsrsr.
    abraços aos colegas da área

  22. 23 de agosto de 2011 às 09:07

    Concordo com tudo que foi dito. O mercado exige alta qualificação, certificações + certificações, muito estudo e dedicação e na hora do retorno tentam barganhar seu salário e ainda acham que seu serviço não é de extrema necessidade. Como muitos deixaram a TI de lado e estou indo para outra profissão. Abraço a todos.

  23. 22 de novembro de 2011 às 13:23

    FALTA DE MAO DE OBRA ??? MENTIRA !!!!
    As empresas brasileiras, em especial os RHs, estao exigindo demais, nem os paises de 1º mundo exigem tanto como acontece aqui no Brasil.
    Aqui voce fica na mao desses profissionais de RH mal formados,e isso é o que atrapalha as contrataçoes.
    O Brasil é um pais de 3º mundo e quer exigir qualificaçao que nem os paises de 1º mundo exigem , e isso é um absurdo !!!!

  24. 5 de dezembro de 2011 às 22:08

    Concordo com o pessoal. Aqui na minha região, mais, especificamente no meu estado, Sergipe, não encontramos muitos profissionais com qualificação. Sou da epoca do PC-XT, 1986. O grande problema da falta de qualificação é por causa dos baixissimos salarios que se paga por aqui. Quem vai perder tempo estaudando para ganhar uma porcaria de salario. Trabalho em duas empresas há mais de doze, para poder ter um salario digno, enquanto em uma das empresas, distribuidora de bebidas, temos funcionarios que ganham tres a quatro vezes mais que eu. To pensando e virar vendedor de cerveja, pois faltam apenas uns dois anos para me aposentar. Assim vou ganhar mais. Vejam que não estou desmerecendo a classe de vendedores. Estou apenas comparando os salarios.

  25. 18 de dezembro de 2011 às 18:21

    Sou formado e tenho uma pancada de certificações de TI, falo inglês fluente e tenho muitos anos de experiência n area,apesar disso ganho 2300. Porem no momento estou consertando o meu erro, estou fazendo o curso de ENGENHARIA ELETRICA, sô o teto minimo dels ja me basta, sem contar qeu tem a possibilidade de morar no interior, na qul a qualidade de vida é bem melhor e bem mais barata do qeu cidade grand.

  26. 11 de janeiro de 2012 às 16:40

    Rosana Ferreira :
    Fiz colegial técnico em processamento de dados, faculdade de Ciências da Computação, pós-graduação em BI, inglês e italiano intermediários… há algum tempo procuro uma vaga para trabalhar com BI, mas desanimo com propostas de salário (vergonhosas) de 2.500 reais.
    Não acho q faltem profissionais qualificados, na verdade faltam salários compatíveis com o número de exigências.

    Concordo plenamente, é vergonhoso os salários que disponibilizam e m comparação com a lista de exigências que as empresas tem, isso é absurdo. Já vi ofertas de R$2.500 exigindo certificação e experiências MÍNIMA de 3 anos. É revoltante.

  27. 11 de janeiro de 2012 às 16:57

    luciana :
    Sinceramene nao falta prof. de T.I que está faltando é oportunidade de começar uma carreira na areá .Oportunidade você adquirir experiência exemplo vocE^vai procurar um estágio ,vc já percisa saber para estágiar ?Para mim não estagio .
    Estagio é para se aprender ,nao é para profissional que já sabe .

    E outra, os salários de estágio não pagam nem a metade das mensalidades da área.

  28. 12 de janeiro de 2012 às 08:14

    O que o editor do site fez, foi um ctrl+c e ctrl+v
    Não respondeu nenhumas da questões levantadas

  29. 12 de janeiro de 2012 às 08:50

    Infelizmente… Nos profissionais da área de T.I… Vamos ter que engolir esses empecilhos e notícias mentirosas a seco, pois ainda não temos leis que regem ao nosso favor… E na maioria das vezes somos culpados por isso de não colocarmos alguém da área de T.I na Câmara Federal… #Ficadica

  30. 12 de janeiro de 2012 às 11:18

    Parabéns pela matéria!!! A qualificação é sem duvida o mais importante para quem quer almentar a empregabilidade!!! Boa Carreira a todos!!!

  31. 12 de janeiro de 2012 às 11:19

    Parabéns pela matéria!!! A qualificação é sem duvida o mais importante para quem quer aumentar a empregabilidade!!! Boa Carreira a todos!!!

  32. 12 de janeiro de 2012 às 11:33

    Estou de acordo com os comentários, e desejo acrescentar outra PROPAGANDA falsa, que estão valorizando os profissionais de TI mais velhos. Isso não acontece de forma alguma. Com 40 anos eu já estava sendo descartado de uma MultiNacional, e colocaram um da geração “Y”. Hoje com 50 anos, nem pensar, tenho varios cursos, e experiência em grande porte e ultima atividade em Governança. Porém como pedem atualizações, eu radicalizei mas dentro da TI, e estou cursando Tecnologia de Jogos DIgitais, quem sabe este mercado seja mais democratico.

  33. 12 de janeiro de 2012 às 11:34

    Paulo :
    Estou de acordo com os comentários, e desejo acrescentar outra PROPAGANDA falsa, que estão valorizando os profissionais de TI mais velhos. Isso não acontece de forma alguma. Com 40 anos eu já estava sendo descartado de uma MultiNacional, e colocaram um da geração “Y”. Hoje com 50 anos, nem pensar, tenho varios cursos, e experiência em grande porte e ultima atividade em Governança. Porém como pedem atualizações, eu radicalizei mas dentro da TI, e estou cursando Tecnologia de Jogos DIgitais, quem sabe este mercado seja mais democratico e não seja preconceitusoso

  34. 13 de janeiro de 2012 às 08:51

    A solução para todos os descontentes, já que muitos tem experiência e conhecimentos de sobra, é passar em algum concurso público (falo de um BOM cuncurso, não é qualquer um). Muita exigência e salário baixo, tô fora!

  35. 24 de fevereiro de 2012 às 05:18

    O que, vocês pensam que aqui é alguma espécie de Vale do Silício(Sendo que lá o desemprego é de 8% atualmente)? Talvez vocês esqueceram o fato de as empresas terem objetivo de lucrar. A salário só é generoso se:

    -Você é qualificado e sabe fazer valer sua qualificação.

    -Não se submete as exigências excessivas.

    As pessoas que reclamam certamente esperam que as empresas sejam condescendentes como as americanas. Quem recebe bem por lá, são os *melhores* engenheiros de software, os outros ficam abaixo da média, isto é, wannabes.

Deixe seu Comentário