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Como se vestir no ambiente de trabalho

A liberdade que algumas empresas modernas dão a seus funcionários em relação ao tipo de roupa que pode ser usado na empresa é uma das provas de como o ambiente corporativo – mesmo que em áreas restritas – está mudando. Os tradicionais ternos já podem ser substituídos por jeans e pólo em alguns escritórios e em algumas empresas de TI ou comunicação, por exemplo, admitem até o uso de tênis e bermuda.

Diante desta flexibilidade, é necessário tomar alguns cuidados para que, mesmo com a liberdade na hora de se vestir, não cometer gafes nem ser motivo de comentários maldosos. Confira algumas dicas de como se vestir no trabalho:

Homens:

  • Em empresas mais tradicionais e conservadoras, o uso do terno é essencial. Observe o ambiente de trabalho para saber se o uso apenas do paletó ou da camisa social é viável.
  • Evite ternos de cores muito claras. No ambiente de negócios, dê preferência a cores como o preto e o azul. São cores que transmitem seriedade.
  • Se o lugar onde trabalha permitir o uso do jeans, procure utilizá-lo sem tender para o estilo esportivo. Não abra mão do sapato nem da camisa social. A permissão para usar o jeans não é um atestado de que a empresa aceita funcionários “descolados”.
  • Se a empresa não faz muitas exigências quanto ao vestuário, o jeans e camisa pólo sempre formam uma boa combinação. Até mesmo camisas de malha – desde que não seja aquela velha e surrada – caem bem com sapatênis ou tênis.
  • Se você trabalha em alguma agência de publicidade, de comunicação digital ou em uma empresa de TI que se espelha no Google, você é uma pessoa de sorte. Desde que autorizado, você pode trabalhar de tênis, bermuda e camiseta de malha, menos regata, que só é bem vista na praia ou na academia.

Mulheres:

  • Antes de tudo, evite decotes, transparências e roupas que possam soar vulgares.
  • Assim como no caso dos homens, em empresas tradicionais, o “terninho” é a melhor opção.
  • Evite: bijuterias extravagantes, perfumes fortes, unhas compridas e maquiagem em excesso.
  • Saias são elegantes e femininas, mas tome cuidado com o tamanho. Saias muito curtas são vulgares, já as longas deselegantes.
  • E como acontece com os homens, se a empresa permite, o jeans é aceito.

Sua imagem no trabalho está muito mais relacionada ao papel desenvolvido por você como profissional do que com a forma que se veste. Independente disso, estar vestido de acordo com o que é praticado dentro da empresa é fundamental para ter uma boa imagem.

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11 ago 2011 | Postado por em Dicas | 0 Comentários

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