Skip to content

Já adicionou seu chefe nas redes sociais?

chefe-redes-sociais- ceviu

Com a pluralização das redes sociais,  certamente você já se deparou com o dilema: adicionar ou não o chefe e os colegas de trabalho?

Estudos mostram que para a maioria dos brasileiros, isso não é um “bicho de sete cabeças”. Uma pesquisa relacionada em escala planetária mostrou que 41% da população nacional se sentem muito confortáveis em ter o chefe como amigo virtual, contra 19% da média mundial. Quando se trata apenas de colegas de trabalho, o percentual avança para 51%, contra 25% no resto do mundo. 1.775 profissionais de 13 países diferentes e grandes centros diferentes foram entrevistados para o estudo.

No entanto, é preciso saber separar a utilidade e a linguagem de cada rede social. Um exemplo é manter assuntos pessoais no Facebook e questões mais profissionais para o Twitter e o LinkedIn. Mais que a marca da empresa, o indivíduo deve se preocupar com a sua própria marca.

Analise o ramo em que você atua e o ambiente de trabalho, assim fica possível dividir um pouco as funções determinadas para cada rede. Mas, na maioria das corporações ainda se espera que seja adotada uma postura totalmente profissional. Confira algumas dicas de etiqueta para não fazer feio se for mesclar sua carreira com sua vida online.

Fotos: Fica até feio não usar nenhuma foto. A dica é evitar aqueles registros de farras e bebedeiras, ao menos que, você trabalhe no ramo de festas, pois, essa provavelmente não é uma boa imagem para se passar. Se mesmo assim você quiser publicar tal tipo de material, selecione  quem pode ou não ver o conteúdo. Seja criterioso em fazer essa seleção.

Mural: Pense antes de escrever! Se você não gostaria de ver uma opinião, comentário ou qualquer coisa de sua autoria em um outdoor para todo mundo ver, não poste.

Desabafos: tendo em sua rede colegas de trabalho ou conexões profissionais, não faça qualquer tipo de reclamação sobre a empresa, salário, carreira nem nada disso. A mensagem errada, se chegar aos ouvidos errados, pode ser catastrófica.

Marcações: não marque ninguém do seu ciclo profissional em fotos sem antes pedir permissão. Certifique-se de que a pessoa não se sentirá incomodada por ter sua imagem publicada. Há ainda a opção de receber um alerta que pede a sua autorização para que marquem você – é sábio e elegante usá-lo, para evitar que imagens constrangedoras ou difamatórias possam vir a público.

 

Então, já adicionou seu chefe e colegas de trabalho nas redes sociais?

 

Posts relacionados:

5 mar 2013 | Postado por em Curiosidades, Dicas, Informações, Notas, O que foi Destaque no blog | 0 Comentários

Deixe seu Comentário