Skip to content

Anatel quer proibir o uso de celulares piratas no Brasil

A Anatel está prestes a acatar uma reivindicação polêmica feita pelas operadoras que atuam no Brasil: impedir o uso de celulares piratas. Os famosos “xing-lings” permitem o uso de até 4 chips, oferecem TV, apps falsos e o pior, usam nomes como “HiPhone 5″ e “S3″ para enganar os consumidores.

De acordo com matéria publicada no portal G1, a Anatel e as operadoras querem impedir que estes aparelhos sejam habilitados para o uso nas redes de telefonia móvel brasileiras. Estes aparelhos não são homologados pela Anatel e por conta disso não podem garantir ao consumidor seu bom funcionamento. Muitos deles sequer tem tecnologia para utilizar as frequências de telefonia de forma adequada, o que pode até prejudicar a rede das operadoras.

Além dos aparelhos xing-lings, a medida impede também que aparelhos vindos do exterior possam ser habilitados. Isto aconteceria uma vez que depois de fabricados, estes aparelhos também não passaram pela Anatel antes de chegar até o consumidor final, o que afetaria milhares de brasileiros que compram seus iPhones e Androids em outros países.

A Anatel ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.

Posts relacionados:

14 nov 2012 | Postado por em Notícias | 0 Comentários

Deixe seu Comentário